segunda-feira, 27 de setembro de 2010

plano de aula de história

Plano de aula
Aluna: Vanessa Natalia Barbosa da Silva



 Conteúdo: trabalho infantil no passado e no presente.

Estrutura curricular:
Modalidade: 4º ano do ensino fundamental
Componente curricular: historia
Tema: conhecendo o trabalho infantil no passado e no presente.

Dados da aula:

O que o/a aluno/a poderá aprender com essa aula?

Reconhecer o trabalho infantil em outras épocas
Refletir sobre a situação de crianças que trabalham
Conhecer sites que falam sobre o trabalho infantil.

Duração da aula

 aulas

 Conhecimentos prévios trabalhado pela professora com os/as alunos/as

Os direitos das crianças

Estratégias e recursos

Atividade 1:
A professora irá introduzir a aula com uma conversa sobre como era o trabalho infantil em outras épocas chamando a atenção dos/as alunos/as para uma imagem montada em um cartaz, com uma foto de duas crianças trabalhando em fabrica de tecidos nos Estados Unidos, em 1909.

Atividade 2:
Serão levantadas algumas questões como:
O que há de errado com esta cena, porque vocês  acham que estas crianças estão trabalhando, atualmente existem crianças que trabalham, vocês conhecem alguma criança que trabalha, as conseqüências do trabalho infantil, entre outras questões.

Atividade 3:
A professora irá propor que a sala seja dividida em dois grupos. O primeiro grupo irá  pesquisar sobre o trabalho infantil no passado, verificando questões como: quais eram as atividades mais comuns entre as crianças que trabalhavam e como era as condições de vida daquelas crianças. A pesquisa será realizada no site: http://www.oitbrasil.org.br/info/downloadfile.php?fileId=189. O segundo grupo irá realizar a pesquisa sobre o trablho infantil na atualidade, deverão está atentos/as as mesmas questões. O site sugerido para pesqiusa será: http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/TRABIN1.HTM   .                                                                       

Atividade 4
Após a proposta feita pela professora em relação aos trabalhos, os/as alunos/as deverão fazer uma listagem com algumas sugestões de mudanças da realidade das crianças vítimas do trabalho infantil no Brasil. A lista deverá ser feita no caderno.

Atividade 5
Haverá as apresentações das buscas realizadas pelos dois grupos. A professora deverá mediar uma discussão entre os grupos tentando confrontar os resultados das pesquisas.
Recursos complementares:

Avaliação:
Os/as alunos/as deverão produzir um texto coletivo dizendo o que foi possível aprender após as discussões sobre o trabalho infantil no Brasil.

Um comentário:

  1. Muito Bom,
    - seguem o modelo do portal e pode ser submetido a avaliação do portal.
    - os objetivos e procedimentos estão claros e articulados
    - sugestão: atividade 2, pesquisa livre na internet não é recomendado, sugira sites para a pesquisa; dividir em dois grupos é muito bom para melhor acompanhar a pesquisa, mas julgo possível que os dois grupo façam as duas atividades de pesquisa.
    - a avaliação deve propor a construção de um produto final - texto, dramatização...
    Abraços,
    Ricardo Pacheico

    ResponderExcluir