domingo, 21 de novembro de 2010

relatorio da aplicação da aula

Aluna: Vanessa Natalia Barbosa da Silva


Introdução
Neste trabalho contém o relatório da execução de uma aula sobre o trabalho infantil, que foi proposta em uma turma do 4º ano do ensino fundamental. A aula teve a seguinte  temática: conhecendo o trabalho infantil no passado e no presente, e para o desenvolvimento da mesma foram traçados alguns objetivos, tais como: reconhecer o trabalho infantil em outras épocas, refletir sobre a situação de crianças que trabalham e conhecer alguns sites que falam sobre o trabalho infantil. No ensino fundamental é relevante que os alunos conheçam o trabalho infantil, tanto no passado quanto na época atual para que compreendam a situação de muitas crianças que não tiveram a oportunidade de viver intensamente a sua infância, fazendo valer os seus direitos garantidos por lei. Assim, surgiu a idéia de abordar aspectos referentes a exploração do trabalho infantil, tentando fazer uma breve analogia com os alunos, em relação as atividades remuneradas exercidas por crianças no passado e no presente.

Proposta da aula
A proposta foi de realizar em 3 aulas atividades que despertassem nos estudantes o  interesse sobre a exploração do trabalho infantil, através de conversas, apresentação de uma imagem  que retratava uma cena de crianças trabalhando em uma época passada, atividades que levassem os alunos a refletirem sobre o trabalho infantil e pesquisas em sites já propostos com antecedência, que mostrassem aspectos referentes a exploração do trabalho infantil no passado e no presente. Alem disso, houve a necessidade de os alunos realizarem a pesquisa em relação as principais atividades que são exercidas por crianças em épocas distintas e fazer uma listagem com algumas sugestões de mudanças na realidade daquelas crianças. No ultimo momento da aula os alunos deverão participar de uma discussão sobre os resultados das pesquisas. Ao final das atividades, será proposta uma avaliação em que os estudantes deveram produzir um texto coletivo abordando as experiências adquiridas e as suas considerações a cerca do tema desenvolvido na sala de aula.


Descrição da aula
O primeiro momento da aula, que diz respeito a uma conversa sobre o tema: trabalho infantil no passado e no presente, para que os alunos se familiarizassem com o conteúdo a  ser  abordado, foi realizado de acordo com o que tinha sido planejado. Os estudantes conseguiram se manter concentrados por alguns instantes e alguns deles se mostraram bastantes conhecedores do assunto, visto que o trabalho infantil faz parte da vida de alguma das crianças daquela sala e da realidade em seu contexto social,como afirmaram muitas delas. O interesse pelo assunto veio a aumentar, quando mostrei a imagem montada em um cartaz, com a foto de duas crianças trabalhando em uma fabrica de tecidos nos estados unidos, em 1909. Os alunos queriam ver a imagem mas de perto o que ocasionou em uma dispersão, pois os mesmos se levantaram de forma desordenada e se encaminharam ao quadro varia vezes. Após a apresentação da imagem solicitei que os estudante se dirigissem as suas cadeiras para retomarmos as atividades. Comecei a questionar sobre a imagem e sobre o tema central da aula, na tentativa de saber o que os alunos perceberam ao observarem a imagem e questões que necessitavam da utilização dos conhecimentos prévios e de mundo que os estudantes possuíam. Alguns deles não quiseram se colocar, mas no geral obtivemos respostas variadas e adequadas ao conteúdo da aula. Quando acabamos a discussão, propus aos alunos que a sala fosse dividida em dois grandes grupos. Este momento foi muito conturbado, visto que alguns alunos não queriam participar do grupo de outros alunos, surgiu assim a proposta de formar mas outro grupo. Tive que acatar a decisão, pois seria inviável trabalhar com uma sala em que os alunos não estavam concordando com a proposta. Mudei o meu planejamento e solicitei que um grupo realizasse uma pesquisa sobre as principais atividades exercidas por crianças no passado e alguns aspectos relacionados a estas atividades como, por exemplo, as condições de vida daquelas crianças. O segundo grupo deveria estar atento as mesmas questões, porém trazendo para a época atual. Por ultimo, o terceiro grupo deveria propor mudanças para a realidade das crianças que trabalham. Ao planejar esta pesquisa pensei no uso da internet como um recurso pedagógico, porém iria precisar do laboratório de informática da escola, mas no laboratório só havia dois computadores com internet, então mais uma vez modifiquei o que tinha no planejamento. Pedi que os alunos anotassem no caderno os sites para a pesquisa e realizassem a mesma em casa. Quando retornamos no outro encontro, alguns alunos realizaram a pesquisa e trouxeram os resultados os outros apenas ficaram acompanhando a discussão. Mediei o confronto dos resultados dos dois primeiros grupos e após a apresentação dos mesmos o terceiro grupo se expôs e apontou algumas medidas para mudar a realidade das crianças vitimas do trabalho infantil. Ao final, realizei a avaliação da aula em que solicitei a produção de um texto coletivo contendo as considerações dos alunos sobre o tema da aula e o que eles conseguiram aprender com o mesmo. Neste momento, percebi a dificuldade que os alunos apresentavam em realizar esse tipo de atividade e tive que  interferir na produção em muitos momentos.



Análise da ação
No processo de ensino e aprendizagem, é necessário que o professor reflita sobre sua pratica, a fim de analisar seus passos didáticos e sua ação nas vivencias da sala de aula. Neste sentido, organizar a aula e planejar as etapas a  serem seguidas, se mostram como elementos importantes desse momento de reflexão do professor.
A aula, segundo a concepção de Libâneo (2008, p. 178) “é a forma didática básica da organização do processo de ensino”  e é a partir dela que se realiza a unidade entre ensino e estudo.
 A aula que foi planejada para ser dada numa turma do 4º ano do ensino fundamental, tive como propósito fazer com que os alunos conhecessem as formas do trabalho infantil no passado e no presente e as principais atividades remuneradas que são exercidas pelas crianças. Este propósito foi atingido, porem tive que modificar algumas etapas do planejamento para poder dar continuidade nos trabalhos com a turma.
No momento em que pensei na aula e em quais estratégias poderiam facilitar o trabalho em grupo, imaginei um  trabalho com apenas dois grandes grupos  o que foi desconstruído ao ver que seria impossível fazer com dois grupos se as pessoas não se entendiam. Então mudei a estratégia e continuei as atividades, porem veio outro empecilho, que foi o de usar laboratório de informática dia escola, pois a mesma possuía apenas dois computadores com internet, ainda fomos ao mesmo e alguns alunos tentaram realizar a pesquisa, mas, os outros também queriam e não tinha como organizá-los com apenas dois computadores.
Em suma, a proposta da aula se distanciou, em partes, do que havia sido planejado. Mas não foi por causa dos contratempos que mudei o foco da aula. Partir para a utilização de outras estratégias e no final, quando fiz avaliação consegui perceber que alcancei o objetivo da aula que era de fazer com que os alunos conhecessem o trabalho infantil em outras épocas e na atualidade e até mesmo, refletirem, sobre como fazer para mudar a realidade daquelas crianças. E dessa forma ainda pude realizar a aula com base em alguins criterios de aplicabilidade desenvolvidos por Libâneo (2008), os quais são: preparação e introdução da materia, trabtamento didatico da materia nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação e o controle e avaliação dos resultados escolares.

Um comentário:

  1. Em suma, o planejamento de ensino não foi útil à esta ação pedagógica visto que ela teve de ser alterada em muito. Caberia uma reflexão sobre este distanciamento plano/ação. O que motivou isso!?
    Abraços, Ricardo

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